quarta-feira, 2 de março de 2016

O que Conhecer em Santos? - Santuário Santo Antônio do Valongo

Fundado em 25 de janeiro de 1640, por Frei Manoel de Santa Maria, o Convento de Santo Antônio do Valongo da Ordem dos Franciscanos teve o início de sua construção em 1º de junho de 1641. No dia 20 de outubro do mesmo ano fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco, que veio a ter influência marcante na permanência dos franciscanos no local. Em 1689, foi construída a capela da Ordem Terceira com arco aberto para a capela conventual.
No século XVIII todo o conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil. Por sua localização e tamanho, o Convento de Santo Antônio do Valongo escreveu parte da história da Igreja e da cidade. Foi sob seu teto que o primeiro bispo de Santos, Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, organizou os primeiros passos da Diocese de São Paulo, que abrangia toda a região Sul do Brasil.

Também, ali, foi acolhido por alguns dias o monsenhor João Mastai Ferretti, que a caminho do Chile ancorou no porto para reparos de sua nau. Anos mais tarde, Dom João foi eleito Papa, assumindo o nome de Pio IX (1846-1878). Em 1543 o Convento sediou a Santa Casa de Misericórdia, primeira instituição hospitalar das Américas.

De 1855 a 1906 funcionou no Convento a Escola de Meninas do Valongo, fundada por Mariana Amberguer e Maria Gertrudes Mayer. Mas foi somente em 1922 que os frades retornaram ao Valongo, quando Frei Paulo Luig assumiu como guardião. Em agosto deste ano, a Arquidiocese de São Paulo criou a Paróquia de Santo Antônio do Valongo, abrangendo boa parte da cidade, do interior, e da Ilha de Santo Amaro, atual Guarujá, e da Região de Cubatão. Em 1987, Dom David Picão, por decreto, transformou a Matriz do Valongo em Santuário.

Esse imenso tesouro de fé e arquitetura, que é o complexo do Valongo, além de seu valor histórico e religioso, ainda abriga obras sociais tais como:
  • Pastoral da Criança (orientação de famílias e atendimento a crianças desnutridas)
  • Pastoral da Vida e Solidariedade (trabalho com moradores de rua)
  • Escola de Informática e Cidadania (ensino de informática básica para jovens carentes)
  • Roupeiro Santa Clara (confecção de roupas para recém-nascidos de famílias carentes)
  • Educafro (Curso pré vestibular para afrodescendentes e pessoas carentes)
No aspecto cultural conta ainda com:
  • a Biblioteca da Ordem Franciscana Secular (com cerca de 3.500 volumes, alguns do século XVII)
  • a Capela de S. Francisco das Chagas (uma das mais antigas do Brasil, famosa pelo Cristo Alado (seráfico) e seu estilo barroco).
  • a famosa Igreja de Santo Antonio do Valongo
 Lgo. Mq. Monte Alegre, 13 (Centro Histórico)
Valongo
www.portalvalongo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário