quinta-feira, 14 de abril de 2016

Gripe H1N1 - O que Você Precisa Saber

Gripe A e seus sintomas

Gripe A, também conhecida com gripe suína, pode causar uma ampla variedade de sintomas, incluindo febre, tosse, garganta dolorida, dor de cabeça, dores pelo corpo, fadiga e calafrios. Algumas pessoas também relataram diarréia e vômito associados à gripe A do subtipo H1N1 (gripe suína). Assim como na gripe sazonal comum, os sintomas da gripe A podem variar de moderados a graves.

Os sintomas graves da gripe A podem incluir pneumonia, insuficiência respiratória, e até levar à morte. Certos grupos têm maior probabilidade de desenvolver a forma grave da gripe A, como mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Algumas vezes infecções bacterianas podem ocorrer ao mesmo tempo ou depois da infecção por gripe A e ocasionar pneumonia, infecções no ouvido e infecções sinoviais.

Transmissão

A principal forma de transmissão da gripe A é de pessoa para pessoa através de gotículas provenientes da tosse e espirro. Isso pode ocorrer quando gotículas da tosse e espirro de alguém com gripe A são propelidas no ar e depositadas na boca ou nariz de pessoas por perto. O vírus da gripe A também pode ser transmitido quando a pessoa toca gotículas respiratórias em outra pessoa ou objeto e então toca a própria boca, nariz ou olhos antes de lavar as mãos.



Cuidados
 
Pessoas com gripe A cuidadas em casa devem:
* Verificar com seu médico sobre cuidados especialis que pode ser necessários se a pessoa com gripe A estiver grávida ou tiver doenças crônicas como diabetes, doença cardíaca, asma ou enfisema.
* Checar com seu médico se precisa tomar medicamento antiviral como Tamiflu ®.
* Ficar em casa (exceto para procurar atendimento médico e outras necessidades) por 7 dias depois do aparecimento dos sintomas da gripe A, ou até 24 horas depois dos sintomas desaparecerem.
* Beber muitos fluidos para se manter hidratado.
* Descansar bastante.
* Cobrir a boca ao tossir e espirrar.
* Limpar as mãos freqüentemente.
* Usar máscara facial quando compartilhar espaços em comum com outras pessoas.
* Evitar contato com outras pessoas: não ir ao trabalho nem à escola.
* Ficar alerta para sinais de emergência que podem indicar procura por atendimento médico.

Proteção contra a gripe A de outras pessoas na casa:
* A pessoa com gripe A não deve receber visitas a não ser do médico.
* Se possível, ter apenas um adulto cuidando da pessoa com gripe A.
* Pessoas de grupo de alto risco de complicações decorrentes da gripe A devem manter distância do indivíduo doente. Se o contato for inevitável, considere o uso de máscara facial.
* Todas as pessoas na casa devem limpar as mãos freqüentemente com água e sabão ou álcool em gel.
* Use papel descartável para secar as mãos depois de limpá-las.
* Mantenha boa circulação de ar na casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário